É uma notícia do ano passado, mas acho que vale a pena postar pois ainda estamos enfluenciados pelos preparativodas da Copa do Mundo e das Olimpíadas.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
informou que vai investir na capacitação de artesãos e na criação de
espaços exclusivos para suas vendas durante a Copa do Mundo de 2014. O
objetivo é que os artesãos possam, com isso, receber parte dos R$ 180
milhões de recursos que podem ser injetados na economia brasileira em
2014 - ano de realização do mundial de futebol.
A ideia é que, em cada uma das 12 cidades-sede, seja posicionados
"showrooms" em locais estratégicos, ou seja, próximos aos principais
pontos turísticos. “O desafio é reposicionar o artesanato e dar uma
representação da cultura brasileira em todos os estados, para que a
atividade deixe de ser vista como ocupação para quem tem baixa
escolaridade e não encontra oportunidade no mercado”, disse o gerente de
atendimento de Comércio do Sebrae Nacional, Juarez de Paula.
Segundo o responsável pelo projeto de artesanato do Sebrae, Maurício
Tedeschi, o objetivo é que os artesãos possam vender produtos
identificados com sua região. “A meta é utilizar a matéria-prima que se
encontre em abundância na região e desenvolver projetos com alto valor
agregado, e não apenas de souvenir”, declarou ele. Produtos de maior
valor agregado, por sua vez, podem ser vendidos por um preço mais alto.
Escolha dos Artesãos
A escolha dos artesãos e dos produtos que serão trabalhados será feita
por cada unidade estadual do Sebrae entre os profissionais da cidade,
informou o órgão. Após aprovadas as propostas, os estados terão, segundo
o Sebrae, que selecionar, trabalhar a imagem e desenvolver os produtos
para que tenham características locais de cada região, de modo que as
peças tenham diferenciais "estéticos, culturais e mercadológicos".
A seleção também ocorrerá entre os vencedores da 3ª edição do Prêmio
Sebrae Top 100 de Artesanato, realizada a cada três anos para escolher
profissionais que, além de oferecerem produtos bem desenvolvidos,
possuam "avançado sistema de gestão do negócio". As inscrições devem ser
abertas até o início de 2012 e a premiação, no fim do mesmo ano.
"Eu acho uma excelente ideia. A gente precisa. Acho que a gente vai
conseguir vender mais, pois vamos estar perto do público. Eu aprovo a
ideia", disse Glaucimar da Silva Rodrigues, presidente da Associação de
Bordadeiras de Taguatinga, uma das vencedoras do Prêmio Top 100 de
Artesanato do Sebrae, em 2009, e que pode estar presente no "showroom"
de Brasília na Copa do Mundo de 2014. A Associação de Bordadeiras
trabalha com mais de 40 mulheres e funciona desde 2002. Os produtos
desenvolvidos têm como tema a fauna nacional e flora do cerrado.
Fonte: G1 Economia
O uso da ARTE de forma ARTEIRA como TERAPIA nas atividades do nosso dia a dia. A proposta do atelier é desenvolver a criatividade com inovação de peças e novos conceitos de pintura, onde pode ser visto que não são pinturas convencionais encontrados no mercado, mas peças detalhadas individualmente e artesanalmente, trabalhando os detalhes e o melhor acabamento que as tecnologias de pinturas e tintas estão dispostas no mercado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário