segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Empresa exporta para a Alemanha Artesanato Brasileiro

Gilberto Silva

As artesãs à esquerda Beatriz Rocha e Rosemary Reis, felizes com os resultados da primeira participação em uma Rodada Internacional de Negócios

 As artesãs da Associação Baianas Caprichosas, de Salvador, Beatriz Rocha e Rosemary Reis, usaram do bom humor e da conversa agradável de nordestinas para vender na hora e fechar encomendas com compradores do Chile e da Bolívia que participaram nesta quinta-feira,25, no Othon Palace Hotel, em Salvador da maior Rodada Internacional de Negócios do Nordeste. “Na mesma hora que mostramos, ele tirou a foto, enviou lá para o pessoal da empresa e eles se encantaram com tudo”, conta Rosemary. Há três anos, a Associação produz utensílios diversos, decorações e dezenas de itens em crochê e tecido, e recebe capacitações do Sebrae Bahia para manter os negócios locais e vislumbrar as relações comerciais com outros países.

“Estávamos apreensivas, mas, no final, deu tudo certo. Para nós está sendo também um aprendizado, mas ainda precisamos muito do Sebrae para que continue a nos orientar para exportar”, explica.

Divulgar produtos de artesanato e decoração para alemães é a proposta da Made In Brasil, empresa da brasileira Flávia Schone, que há cerca de seis anos compra peças locais e revende na cidade de Essen, na Alemanha. Como diferencial encontrado no EINNE, ela pretende levar utensílios de decoração feitos à base de coco e de produtos reaproveitados, principalmente os indumentários que expressam o misticismo baiano e contam um pouco da história.

Gilberto Silva

A empresária Flávia Schone leva para a Alemanha artesanato brasileiro

 “A forma como o brasileiro desenvolve a arte encanta. As cores, os materiais, tudo é muita criatividade e o alemão sente isso”, afirma. Outra motivação daquele povo para ter o artesanato brasileiro é saberem que há uma contribuição social da arte produzida para o sustento de famílias e engrenagem do comércio local.

A Rodada de Negócio que faz parte do XVI Encontro Internacional de Negócios, começou na quarta-feira, 24,e termina nesta quinta-feira, 25, no Hotel Bahia Othon Palace. Estão presentes na Rodada representantes da África, Ásia, Europa, América do Norte, América Central e América Latina de empresas importadoras da Alemanha, Itália Áustria, Espanha, Bélgica, Suíça, França, Portugal, Emirado Árabes, Rússia, Canadá, Estados Unidos, Chile, Colômbia, Panamá, Cuba, México, Equador, Guatemala, Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde, Paraguai, Bolívia, Argentina, Uruguai e Brasil.

Fonte: Sebrae-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário