sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sebrae/RS capacita grupo de artesanato no noroeste gaúcho

Artesãos de 34 municípios da região Noroeste do Rio Grande do Sul estão sendo capacitados pelo Sebrae/RS através do programa Territórios da Cidadania. A iniciativa, desenvolvida através da parceria com o projeto da Casa de Cultura da Rota do Yucumã da 10ª Região Turística e Conselho Regional de Cultura, visa a criação da primeira coleção do grupo, que ficará pronta em fevereiro de 2013. "Este projeto beneficia 100 profissionais que buscam, a partir do artesanato, uma nova fonte de renda proporcionando também a divulgação e promoção da região", explica o técnico do Sebrae/RS responsável pelo projeto na região, Claudiomiro Reis. 

 

O projeto de apoio aos artesãos começou a partir do programa de Políticas Públicas de Cultura do município de Três Passos, cujo objetivo era formalizar os agentes culturais para promover o fomento à inclusão cultural, terapia ocupacional e qualificação visando cultura e economia. 

 

Desde julho, quando as capacitações começaram, os profissionais já participaram de oficinas e cursos sobre diversos assuntos ligados ao artesanato. A partir dos cursos, o grupo está elaborando um planejamento estratégico e definindo a iconografia do artesanato local, levando em consideração as características e vocações da região. A última atividade prevista será realizada na próxima segunda-feira, dia 29 de outubro, e consistirá na palestra sobre sustentabilidade no turismo. 

 

No último dia 17, o gerente de Políticas Públicas do Sebrae/RS, Alessandro Machado, visitou as cidades atendidas pelo projeto na região, conferindo de perto o desenvolvimento das micro e pequenas empresas através do Territórios da Cidadania no Noroeste Colonial gaúcho. "É satisfatório perceber como o projeto está mudando a vida das pessoas daquela região", analisa Machado. O grupo produz desde bolsas, camisetas e bijuterias até peças de cerâmica, madeira e tecido.

 

Bem que podiam trazer uma proposta assim para Santa Catarina, pois apesar de termos um grande volume de artesãos, é sempre benéfico a qualificação e melhoria do cenário/mercado do artesanato em suas regionalidades. Abraços.

 

Gostou ... acompanhe agente pela nossa fanpage do facebook ... www.facebook.com/arteirapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário